segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Nome Deve Ser Limpo Em Até 5 Dias Após Pagamento da Dívida

 Infelizmente todos os consumidores correm o risco de ter seu nome negativado pelo não pagamento de alguma dívida durante um momento de adversidade financeira. Mas você sabe que o nome deve ser limpo em até 5 dias após o pagamento da dívida?

Muitos consumidores acabam tendo seu nome negativado o que faz com que seu acesso a empréstimos e outros tipos de crédito seja dificultado pelo não pagamento de uma dívida anterior.

E essa situação acaba se tornando bastante desesperadora, porque o consumidor passa a sofrer dificuldades para adquirir novos itens que possa estar precisando enquanto não consegue efetuar a quitação da dívida em aberto.

E quanto mais tempo o nome desse consumidor fica negativado maiores são as suas dificuldades.



O Que Acontece Quando a Dívida É Paga?

Após o pagamento da dívida em aberto a empresa com a qual você negociou e está quitando a dívida deve manter contato com o SPC ou SERASA notificando esses órgãos de proteção ao crédito que o consumidor negociou e pagou a dívida.

Assim, as empresas terão o máximo de 5 dias úteis para retirar o nome desse consumidor do cadastro de clientes negativados.

Caso o cliente consulte e o nome dele ainda esteja com restrição de crédito após esse prazo, é cabível que esse cliente recorra e solicite indenização na justiça por manutenção do nome em lista de restrição de maneira indevida.

Mesmo que você tenha negociado a sua dívida para pagamento parcelado, após o pagamento da primeira parcela o seu nome já deve ficar livre de qualquer tipo de restrição.

Score

Alguns clientes desconhecem a importância de manter seu nome limpo nos cadastros do SPC e SERASA.

O que acontece quando o nome do cliente é negativado nesses órgãos, é que o acesso a crédito fica muito complicado, porque todas as empresas que fornecem cartões de crédito, financiamentos e até mesmo empréstimos utilizam esses canais para avaliar se o consumidor é um bom pagador.

Quando o nome do cliente fica sujo com frequência, outro dado que fica ruim é seu SCORE, que é uma pontuação dada aos clientes que se refere ao risco de crédito desse cliente.

Se uma pessoa nunca teve o nome sujo seu score certamente será mais alto do que alguém que já teve o nome negativado em qualquer órgão de proteção ao crédito.

Quanto melhor for sua reputação com relação a esses órgãos maiores são as facilidades de obter boas condições de crédito, pagando taxas menores sempre que você precisar de dinheiro extra para realizar um sonho.

Por isso, ter consciência e comprar apenas o que de fato você pode pagar é essencial, entendendo que o cartão de crédito, cheque especial e demais opções de empréstimo não são uma extensão da sua renda mensal.

E que você só deve gastar 70% daquilo que recebe mensalmente, e o valor restante deve sempre ser guardado para algum imprevisto como por exemplo ser demitido.

Subindo o SCORE

Se você quer ter um score alto mesmo após ter seu nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, vale a pena se organizar e pagar todas as suas contas em dia.

O pagamento mensal de contas sem atraso te ajuda a subir sua pontuação, que pode ser consultada online de forma gratuita.

Assim, quando você precisar pedir dinheiro emprestado você terá um argumento com o banco para solicitar a menor taxa de juros possível. Afinal, você é um bom pagador e conseguirá quitar a dívida conforme o combinado.


Lembre-se que conhecer seus direitos é a melhor forma de se proteger de práticas abusivas em qualquer estabelecimento, e caso seu nome permaneça sujo mesmo com todas as dívidas pagas é hora de acionar a justiça para te proteger dessa prática indevida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome Deve Ser Limpo Em Até 5 Dias Após Pagamento da Dívida

  Infelizmente todos os consumidores correm o risco de ter seu nome negativado pelo não pagamento de alguma dívida durante um momento de adv...